Aplicativo para smartphone do NHS da Inglaterra para identificar lesão aguda dos rins

Europa, Saúde, Tecnologia, Inovação

O Serviço Nacional de Saúde (NHS - Natinal Health Service) do Reino Unido firmou parceria com a empresa de tecnologia de Inteligência Artificial e subsidiária do Google, DeepMind, para desenvolver um aplicativo para smartphone que permita que clínicos detectem sinais iniciais de insuficiência renal utilizando um sistema de alerta instantâneo.

Preencha os seus dados

e baixe o case de inovação completo!

O aplicativo, chamado Strams, direciona clínicos a pacientes que estão em risco de, ou que já desenvolveram, uma condição grave chamada lesão aguda dos rins (AKI - acute kidney injury).

O desafio

Lesão aguda dos rins (AKI) está relacionada a 40.000 mortes por ano no Reino Unido, um quarto das quais são evitáveis, de acordo com as estimativas do NHS - caso os clínicos fossem capazes de intervir mais cedo e, portanto, de forma mais eficaz. A AKI pode ser difícil de detectar e tratar rapidamente, e também é cara: custa ao NHS mais de GBO1 bilhão - mais do que o custo anual de tratamento de câncer de mama.

A iniciativa

A Royal Free London NHS Foundation Trust se uniu à DeepMind, uma subsidiária do Google com base no Reino Unido, e firmou uma parceria de cinco anos, em novembro de 2016. Este contrato significou que especialistas em saúde e tecnologia colaboraram e começaram a desenvolver o aplicativo Streams. Ele tem sido testado por clínicos no Royal Free Hospital desde janeiro de 2017.

Confira outros cases de inovação

Banda Larga de baixa renda nos EUA

Lifeline é um programa que, desde 1985, trouxe tecnologia de comunicações para americanos de baixa renda a um baixo custo.

Conheça o case

Acesso aos serviços

não emergenciais de

Boston

Em 2015, a cidade renomeou seu aplicativo Citizens Connect para BOS:311 e trouxe muitos outros serviços para dentro da cobertura do Boston 311.

Conheça o case

Desenvolvimento de Inovação na Colômbia

Em 2012, o iNNpulsa Colombia foi desenvolvido para firmar parcerias com investidores privados - para nutrir startups e apoiar SMEs promissoras com injeções de financiamento oportunas.

Conheça o case

BrazilLAB - inovação GovTech

BrazilLAB - inovação GovTech