Programa de Inovação

com Tecnologia da Informação do Amapá

Case Nacional

O Programa de Inovação com Tecnologia da Informação (PITI) do governo do Amapá é uma iniciativa que surgiu da vontade de conectar o movimento de criação de startups com os desafios enfrentados pelo setor público. O programa se tornou parte da estratégia de governo para fortalecer o empreendedorismo digital no Amapá ao fomentar a criação de startups digitais.

Preencha os seus dados

e baixe o case de inovação completo!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O PITI nasceu em 2015 a partir do desejo de aproveitar a criação de startups para solucionar desafios do governo, tomando como exemplo os casos de Pitch Gov (programa que busca solucionar problemas na gestão pública através da conexão entre poder público e startups) presentes em outros estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O desafio

Um dos desafios do Governo do Estado do Amapá (GEA) não era apenas na conexão entre um movimento de inovação aberta com base tecnológica e as dificuldades do setor público. Era necessário um programa para fomentar a criação de startups tecnológicas e fortalecer o empreendedorismo digital no estado. Sobretudo, o GEA tinha o interesse de conectar o programa com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá (PRODAP), órgão que faz o processamento de folha de pagamento e de dados do

governo, o compartilhamento de internet (área de TI do estado) e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público..

A iniciativa

O PITI foi lançado em sua primeira edição em 2017, liderado pelo PRODAP, órgão que desenvolveu e se mantem como responsável do programa, que tem como principal objetivo fomentar a criação de startups e conectar suas soluções com os desafios do setor público. O programa possui três etapas: a primeira é um seminário em que os inscritos apresentam suas ideias que são avaliadas para continuação no programa; a segunda é uma pré-aceleração em que os participantes recebem capacitação empreendedora e tecnológica para desenvolverem um plano de negócio e um protótipo da ideia inovadora; a terceira envolve a finalização do projeto e sua execução através do financiamento pelo estado do Amapá.

Confira outros cases de inovação

Banda Larga de baixa renda nos EUA

Lifeline é um programa que, desde 1985, trouxe tecnologia de comunicações para americanos de baixa renda a um baixo custo.

Conheça o case

Desenvolvimento de Inovação na Colômbia

Em 2012, o iNNpulsa Colombia foi desenvolvido para firmar parcerias com investidores privados - para nutrir startups e apoiar SMEs promissoras com injeções de financiamento oportunas.

Conheça o case

Laboratório Urbano

de Barcelona

Barcelona é um exemplo notório de arquitetura e design inovadores. Em 2008, a câmara municipal estabeleceu o Urban Lab, uma iniciativa de cidades inteligentes dentro do 22@Barcelona, um projeto de transformação urbana.

Conheça o case

BrazilLAB - inovação GovTech