saúde na Zâmbia
África, Saúde, Tecnologia
A prevalência de infecção por HIV dentre zambianos - em 2013, 1,1 milhões estavam vivendo com a doença - exige um número de iniciativas coordenadas para conseguir uma redução. Uma dessas iniciativas é o Projeto Mwana, da UNICEF, que utiliza telefones móveis para ajudar a melhorar o tratamento de bebês infectados com HIV. Confira o case de inovação na íntegra!
e baixe o case de inovação completo!
O Projeto Mwana foi implementado em um total de 484 unidades de saúde. Ele reduziu o tempo de resposta - da coleta da amostra no laboratório até a devolução dos resultados de testes para a unidade de saúde originadora - em mais de 50% (de uma média de 66 dias para 30 dias).
.
O desafio
A Zâmbia foi fortemente afetada pela epidemia de HIV, com uma estimativa de 13,5% da população geral infectada com HIV, de acordo com um estudo pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, em 2009. Mulheres têm maior probabilidade de serem afetadas, e a transmissão de HIV de mãe para filho é a causa de 10% de novas infecções.
A iniciativa
O Ministério da Saúde zambiano convidou a UNICEF a projetar uma solução para o problema. Eles responderam com o Projeto Mwana, uma iniciativa de saúde móvel que utilizava tecnologias móveis para reduzir o atraso na transferência de resultados de testes, melhorando assim as chances das crianças de terem uma vida saudável, utilizando mensagens de texto no lugar do serviço postal, entre outros serviços.
.
Confira outros cases de inovação
Em 2012, o iNNpulsa Colombia foi desenvolvido para firmar parcerias com investidores privados - para nutrir startups e apoiar SMEs promissoras com injeções de financiamento oportunas.
No ano de 2010, o governo da Nova Zelândia determinou como alta prioridade garantir que todos os seus cidadãos possam ser conectados a serviços digitais.
Barcelona é um exemplo notório de arquitetura e design inovadores. Em 2008, a câmara municipal estabeleceu o Urban Lab, uma iniciativa de cidades inteligentes dentro do 22@Barcelona, um projeto de transformação urbana.
BrazilLAB - inovação GovTech