Tecnologias móveis para

saúde na Zâmbia

África, Saúde, Tecnologia

A prevalência de infecção por HIV dentre zambianos - em 2013, 1,1 milhões estavam vivendo com a doença - exige um número de iniciativas coordenadas para conseguir uma redução. Uma dessas iniciativas é o Projeto Mwana, da UNICEF, que utiliza telefones móveis para ajudar a melhorar o tratamento de bebês infectados com HIV. Confira o case de inovação na íntegra!

Preencha os seus dados

e baixe o case de inovação completo!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O Projeto Mwana foi implementado em um total de 484 unidades de saúde. Ele reduziu o tempo de resposta - da coleta da amostra no laboratório até a devolução dos resultados de testes para a unidade de saúde originadora - em mais de 50% (de uma média de 66 dias para 30 dias).

.

O desafio

A Zâmbia foi fortemente afetada pela epidemia de HIV, com uma estimativa de 13,5% da população geral infectada com HIV, de acordo com um estudo pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, em 2009. Mulheres têm maior probabilidade de serem afetadas, e a transmissão de HIV de mãe para filho é a causa de 10% de novas infecções.

A iniciativa

O Ministério da Saúde zambiano convidou a UNICEF a projetar uma solução para o problema. Eles responderam com o Projeto Mwana, uma iniciativa de saúde móvel que utilizava tecnologias móveis para reduzir o atraso na transferência de resultados de testes, melhorando assim as chances das crianças de terem uma vida saudável, utilizando mensagens de texto no lugar do serviço postal, entre outros serviços.

.

Confira outros cases de inovação

Desenvolvimento de Inovação na Colômbia

Em 2012, o iNNpulsa Colombia foi desenvolvido para firmar parcerias com investidores privados - para nutrir startups e apoiar SMEs promissoras com injeções de financiamento oportunas.

Conheça o case

Banda Larga Rural

da Nova Zelândia

No ano de 2010, o governo da Nova Zelândia determinou como alta prioridade garantir que todos os seus cidadãos possam ser conectados a serviços digitais.

Conheça o case

Laboratório Urbano

de Barcelona

Barcelona é um exemplo notório de arquitetura e design inovadores. Em 2008, a câmara municipal estabeleceu o Urban Lab, uma iniciativa de cidades inteligentes dentro do 22@Barcelona, um projeto de transformação urbana.

Conheça o case

BrazilLAB - inovação GovTech