Programa Minas Atende do Estado de Minas Gerais

Case Nacional

O Programa Minas Atende é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais que tem como objetivos melhorar a qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos e reduzir os custos envolvidos com a prestação de tais serviços.


A iniciativa está estruturada em três principais frentes: (1). a simplificação de procedimentos, a (2). inovação nos serviços públicos, por meio da digitalização, e a (3). melhoria do relacionamento com o cidadão, a partir do aprimoramento de canais de atendimento e da disponibilização de novas plataformas de interação.

Preencha os seus dados

e baixe o case de inovação completo!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Desde sua criação, em 2019, a iniciativa já trouxe resultados, dentre eles a redução de custos de atendimento, que passaram de RS$108 milhões, em 2017, para R$88 milhões em 2019, representando uma redução de 18% no período analisado.

O desafio

O Programa Minas Atende tem como objetivos melhorar a qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos e reduzir os custos envolvidos com a prestação de tais serviços. Tais objetivos foram formulados tendo em vista o contexto econômico e social vivenciado pelo Estado de Minas Gerais, seja considerando a demanda por parte dos cidadãos pela melhoria na prestação dos serviços públicos, assim como a necessidade de otimização do orçamento público dada a pressão fiscal que está enfrentando.

A iniciativa

O Programa Minas Atende é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG) que é responsável por mobilizar todas as secretarias temáticas envolvidas nesta execução programática. O Minas Atende combina, sistematiza e potencializa esforços que já estavam em curso, aliando-os a iniciativas inovadoras desenvolvidas a partir de 2019.

Confira outros cases de inovação

Banda Larga de baixa renda nos EUA

Lifeline é um programa que, desde 1985, trouxe tecnologia de comunicações para americanos de baixa renda a um baixo custo.

Conheça o case

Desenvolvimento de Inovação na Colômbia

Em 2012, o iNNpulsa Colombia foi desenvolvido para firmar parcerias com investidores privados - para nutrir startups e apoiar SMEs promissoras com injeções de financiamento oportunas.

Conheça o case

Laboratório Urbano

de Barcelona

Barcelona é um exemplo notório de arquitetura e design inovadores. Em 2008, a câmara municipal estabeleceu o Urban Lab, uma iniciativa de cidades inteligentes dentro do 22@Barcelona, um projeto de transformação urbana.

Conheça o case

BrazilLAB - inovação GovTech