América Latina, Tecnologia, Economia e Finanças
Em 2010, o governo chileno estava preocupado que sua economia estava muito dependente da exportação de commodities, particularmente o cobre. Para diversificar sua economia e criar um clima de empreendedorismo, o governo iniciou a Start-up Chile, um programa acelerador e de inovação que encoraja empreendedores de todo o mundo a começar novas empresas no Chile.
Confira o case de inovação na íntegra!
e baixe o case de inovação completo!
Governo chileno buscou encorajar a mentalidade empreendedora; posicionar o país como o centro de inovação e empreendedorismo da América Latina; atrair jovens talentos empreendedores de todo o mundo para desenvolver startups nativas; e estimular o crescimento econômico em longo prazo.
O desafio
Até 2010, a posição econômica do Chile havia melhorado dramaticamente desde a queda da ditadura militar do General Pinochet, 20 anos antes. Entretanto, o país dependia muito de suas exportações de produtos primários, como cobre, cuja exportação respondia por um quarto do PIB do Chile.
A iniciativa
O governo viu uma oportunidade no crescente setor de tecnologia e desenvolveu uma estratégia para transformar o Chile em um centro de inovação na América Latina. Criou uma nova agência governamental, InnovaChile, e o programa Start-Up Chile, que lançou em 2010 como uma aceleradora para fomentar uma cultura de empreendedorismo no país.
Confira outros cases de inovação
Acompanhando iniciativas em outras cidades nos EUA e em outros lugares, São Francisco abriu seus dados ao público em 2009, tornando-os disponíveis por meio de seu portal de dados abertos, o DataSF.
No ano de 2010, o governo da Nova Zelândia determinou como alta prioridade garantir que todos os seus cidadãos possam ser conectados a serviços digitais.
Barcelona é um exemplo notório de arquitetura e design inovadores. Em 2008, a câmara municipal estabeleceu o Urban Lab, uma iniciativa de cidades inteligentes dentro do 22@Barcelona, um projeto de transformação urbana.
BrazilLAB - inovação GovTech