Baixe o estudo completo

Laboratórios de Inovação e a

digitalização de governos

COMO OS LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO PODEM IMPULSIONAR A DIGITALIZAÇÃO DO GOVERNO?

Governos do mundo todo estão enfrentando cortes fiscais, o surgimento de problemas complexos, como crises ambientais e de saúde pública, ao mesmo tempo em que devem responder às demandas crescentes dos cidadãos que clamam por serviços públicos de qualidade.


Esse cenário impõe ao setor público a necessidade de aprimorar sua atuação, produzindo resultados de excelência e utilizando o mesmo patamar de recursos públicos. Em outras palavras, é preciso fazer muito mais com os recursos já existentes.


Inovar não é um exercício impossível para o setor público. Para que seja uma realidade, é necessário criar estratégias que assegurem a liberdade tão necessária para garantir a inovação e sua posterior incorporação pelas instituições governamentais. Uma dessas estratégias que vêm sendo utilizadas por governos ao redor do mundo são os laboratórios de inovação.


Boa leitura!

Preencha o formulário abaixo e acesse o estudo completo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O que são laboratórios

de inovação?

Laboratórios de inovação são estruturas, geralmente ligadas à uma instituição principal, em que, a partir de metodologias disruptivas, problemas são delineados, ideias são geradas, protótipos são criados e validados. São espaços para definição de problemas, ideação, geração de protótipos e testes de forma iterativa, ou seja, a partir de diversas tentativas e refinamento.

Por que são importantes para a digitalização de serviços públicos?

A digitalização de serviços públicos traz consigo dois principais objetivos: a resolução de problemas complexos de forma eficiente e a construção de políticas públicas que atendam às expectativas dos usuários finais.

Quem são, onde estão e o que fazem os laboratórios de inovação no Brasil

A publicação “Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia” realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo InovaGov (2019) traz um panorama sobre os Laboratórios de inovação no Brasil. O estudo contou com a participação de 37 organizações e traz conclusões relevantes sobre esse ecossistema.

Laboratórios de Inovação no Brasil e no Mundo

Os laboratórios de inovação realizam diversas etapas do processo de inovação e são fundamentais para a transformação digital dos governos. No entanto, essas estruturas não são responsáveis por garantir a incorporação dos conhecimentos, estratégias e experiências gerados em sua atuação. A pesquisa mapeou 11 experiências nacionais e internacionais de laboratórios de inovação.

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.