Baixe o estudo completo

Panorama da transformação digital

ABORDANDO A TRANSFORMAÇÃO

DIGITAL NO PAÍS

Há uma demanda latente por desburocratização e pelo uso da tecnologia para melhorar os serviços fornecidos por prefeituras, estados e a União.


Tendo em vista a jornada a ser percorrida, o BrazilLAB, a Fundação Brava e o Center for Public Impact uniram-se para realizar um diagnóstico da digitalização do Brasil, buscando identificar gargalos da transformação digital.


O objetivo é analisar em profundidade o cenário e fomentar o desenvolvimento de soluções específicas.


Boa leitura!

Preencha o formulário abaixo e acesse o estudo completo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Três desafios para a transformação digital

A transformação digital de um país passa por uma série de desafios, como infraestrutura, regulação, segurança, integridade dos dados e inclusão digital. Aprofundamos a análise de 3 destes obstáculos: desigualdade, capacitação digital e e-burocracia.

Desigualdade

Líderes no acesso às redes sociais, os brasileiros passam cerca de 9 horas diárias navegando na internet. Aqueles com acesso à internet certamente a usam muito. Porém, uma pesquisa do banco mundial revelou que apenas 61% dos brasileiros tinha acessado a internet em um período de três meses. Os que não acessam não o fazem geralmente por falta de rede disponível na área, custo alto, ou por desconhecimento.

Capacitação Digital

O desafio da transformação digital no Brasil perpassa pela educação e formação das competências necessárias para interagir com a tecnologia, tanto para consumi-la, quanto para produzi-la. Mais de 13% da população não usa a internet porque não sabe como usá-la. Entre idosos, esse percentual chega a 40,8%.

E-burocracia

Um dos grandes desafios da transformação digital é não digitalizar a burocracia, mas sim, otimizar processos, unificar dados, focar no cidadão e oferecer as melhores soluções tecnológicas em serviços para a sociedade.

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.